It’s time for new reality!

Sobre

Quem Somos

Muito prazer, somos a Nabuco!

A Nabuco é uma empresa brasileira sediada no Rio de Janeiro, que desenvolve softwares, museus virtuais, exposições temáticas, digitalização de artefatos arqueológicos e paleontológicos. Entre seus produtos, os mais conhecidos são os aplicativos móveis para exposições de Realidade Aumentada, apresentando artefatos de diversas civilizações, além da organização e curadorias de apresentações.

No início a empresa focou no desenvolvimento de hologramas para uma exposição relacionada a artefatos da América pré-colombiana, apresentando peças e sítios arqueológicos no VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, realizado no Campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em agosto de 2018.

Com o sucesso do evento, houve a oportunidade de apresentar o projeto em eventos nas Ilhas Canárias, Reino de Espanha. Dessa forma, a Nabuco promoveu a primeira exposição dessa nova metodologia na Europa. Em maio de 2019, na exposição Archeology of Ancient America, realizada no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi apresentada a assistente virtual Mary, uma ferramenta capaz de informar os detalhes e curiosidades dos artefatos expostos.

Ao decorrer de 2019 foram realizadas doze exposições, totalizando dezesseis sobre a curadoria da Nabuco. Apresentadas em universidades, espaços culturais, museus e em lugares de difícil acesso como a Vila de Dois Rios na Ilha Grande. Na Vila Kennedy ( uma comunidade com um dos menores índices de Desenvolvimento Humano do Rio de Janeiro) foi promovida a primeira exposição arqueológica com artefatos de grandes museus internacionais na Zona Oeste. Promovendo acessibilidade, levando os museus internacionais até as pessoas, de forma dinâmica e interativa através do nosso aplicativo.

A empresa também desenvolve os Museus Virtuais do Departamento de Arqueologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Ecomuseu Ilha Grande. Eles são desenvolvidos utilizando uma moderna tecnologia, possibilitando a armazenagem dos artefatos dos acervos dessas instituições. Isso é possível pois realizamos o escaneamento de artefatos arqueológicos e históricos na resolução 4k. Entregando uma ferramenta essencial para a preservação de artefatos, sítios e monumentos. Possibilitando a criação de um banco de dados, aonde podemos observar detalhes minuciosos, como pequenos riscos e sutis restos de pigmentação. Promovendo assim o equilíbrio entre a preservação e observação da cultura material, com a máxima proteção ao objeto. No campo acadêmico o pesquisador tem a possibilidade de manusear o objeto de estudos em seu computador ou dispositivo móvel, diminuindo o contato diário com artefatos que estejam em uma situação de risco, além de possibilitar a consulta de objetos a milhares de milhas de sua reserva técnica.

Mais que tecnologia... pessoas

O Time

20191126_052349(1)
Michael Marques
Founder / CEO / Desenvolvedor
gersonsouto
Gerson Souto
Assessor de Investimentos
45027822_2101397076571896_4270802770610618368_o
Ana Luiza Novo
Diretora de Operações
5e958ae97497c314f3b26c76dfbb4da5-removebg-preview
Jeferson Nascimento
Desenvolvedor / Designer

Ninguém faz nada sozinho. Por isso contamos com uma rede voluntária de apoio

Ian F. Pinto
Fotometria
Mia Marques
Fotometria
Alexandre Silva
Ilustrador
Rafael Dreux
Designer
Rayanne Cholbi
Produção de Conteúdo / Tradução
Sérgio Silva
Produção de Conteúdo
Jeferson Menezes
Produção de Conteúdo
Clarisse Barroso
Produção de Conteúdo

CNPJ: 30.176.719/0001-49

+55 (21) 99659 6700

Nabuco© 2020. All Rights Reserved.