It’s time for new reality!

Sobre

Quem Somos

Muito prazer, somos a Nabuco!

A Nabuco Technology é uma empresa brasileira sediada no Rio de Janeiro, que desenvolve softwares, museus virtuais, exposições temáticas, digitalização de acervos arqueológicos, paleontológicos e museológicos. Entre seus produtos, os mais conhecidos são os aplicativos móveis para exposições em Realidade Aumentada, apresentando objetos de diversas civilizações, além da organização e curadorias de apresentações.

Seu primeiro trabalho foi o desenvolvimento de um aplicativo que permitia a visualização através da realidade aumentada de objetos e monumentos relacionados às civilizações e grupos étnicos pré-colombianos. Sua primeira exposição ocorreu durante um congresso internacional realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2018.

Com o sucesso do primeiro evento, houve a oportunidade de organizar um projeto expográfico na Casa de Colón, espaço renomado europeu localizado nas Ilhas Canárias, Reino de Espanha. Em maio de 2019, durante a exposição Archeology of Ancient America, realizada no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi apresentada a assistente virtual Mary, uma ferramenta capaz de informar os detalhes e curiosidades sobre o acervo tridimensionado.
Ao decorrer de 2019 foram realizadas doze exposições, totalizando dezesseis sobre a curadoria da Nabuco. Apresentadas em universidades, espaços culturais, museus renomados e em lugares de difícil acesso como a Vila de Dois Rios na Ilha Grande. Na Vila Kennedy (uma comunidade com um dos menores índices de Desenvolvimento Humano do Rio de Janeiro), foi promovida a primeira exposição arqueológica exibindo objetos dos acervos de grandes museus internacionais na Zona Oeste. Promovendo acessibilidade, levando os museus internacionais até as pessoas de forma dinâmica e interativa através do nosso aplicativo.

Em 2020, mesmo durante a pandemia, a Nabuco promoveu exposições em eventos virtuais como a 14° Semana Primavera de Museus. Em 2021 a empresa desenvolveu as exposições virtuais “Acauã e Seu Mundo” para o Instituto de Arqueologia Brasileira e “MIS em 3D” para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Essas exposições permitiram aos espectadores a visualização de objetos tridimensionais em alta definição, informações técnicas e curiosidade sobre os acervos expostos. Atualmente a empresa desenvolve uma exposição com objetos peruanos para o Departamento de Arqueologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e outra com objetos etnográficos para o Ecomuseu Ilha Grande. Elas são desenvolvidas com a utilização de uma moderna tecnologia, possibilitando a criação de um banco de dados, onde podemos observar detalhes minuciosos, como pequenos riscos e sutis restos de pigmentação, promovendo assim o equilíbrio entre a preservação e observação da cultura material, com a máxima proteção do objeto. No campo acadêmico, o pesquisador tem a possibilidade de manusear o acervo em seu computador ou dispositivo móvel, diminuindo o contato diário com os objetos que estejam em uma situação de risco, além de possibilitar a consulta a milhares de quilômetros da reserva técnica.

Além desses projetos, a Nabuco participou do evento internacional American Alliance of Museums 2021, apresentando o projeto Technoarcheology: Tecchnology For The Dissemination Of Archaeological Heretage.

CNPJ: 30.176.719/0001-49

+55 (21) 99659 6700

Nabuco© 2022. All Rights Reserved.